Por Luiz Mendroni
Em 2002, Felipão ficou famoso mundialmente após ganhar a Copa com o Brasil,o grupo campeão passou a ser chamado de Família Scolari.
Hoje, às 18h, quando a Seleção Brasileira entrar em campo para enfrentar o Equador, em Quito, Dunga já poderá colocar em campo um esboço da equipe que deve fazer a estreia na Copa do Mundo de 2010, a Família Dunga.
Questionado por fazer muitas experiências ao longo dos 36 jogos realizados como técnico da Seleção principal, foram 55 jogadores testados, Dunga agora tem em mãos 15 (68%) dos 22 jogadores que mais atuaram sob seu comando.
E se a convincente vitória no amistoso contra a Itália fez Dunga ficar contente com o desempenho do grupo, o treinador dá outras dicas sobre os motivos que o levam a manter a base da equipe.
- Não temos um longo tempo para treinamento, precisamos ter a parte coletiva, o entrosamento. Não adianta mudar a toda hora -, confirma o treinador, listando outro motivo para não mexer na equipe.
Mas se engana quem pensa que a família já está fechada, prova disso é a convocação do volante Felipe Melo, que jogou pela primeira vez contra a Itália e agradou ao treinador, que ainda está aberto a novas possibilidades, como o zagueiro Miranda, único dos 22 convocados que nunca atuou com Dunga.
- Temos uma base, uma estrutura, depois você muda um ou outro. Tentamos dar seguimento ao trabalho. Quando o time vai bem, não adianta mudar, o atleta acaba perdendo a confiança - ensina Dunga, dando a dica sobre os sucessos recentes da Seleção.
E se o técnico ainda faz alguns testes, um jogador já pode ser considerado o filho preferido da família, é Robinho, que entrou em campo 35 vezes. Só não jogou no amostoso contra Portugal, derrota por 2 a 0 em fevereiro de 2007. O atacante do Manchester City (ING) é também o artilheiro da Era Dunga com 13 gols e homem de confiança do treinador que hoje deve utilizá-lo um pouco mais recuado, organizando as ações ofensivas no meio-de-campo.
Dunga conta com o entrosamento para superar o Equador e os 2.850 metros de Quito, mas como ainda precisa classificar a Seleção e o mundial é só no ano que vem, o treinador ainda tem mais um ano para procurar. E quem sabe não acaba encontrando um Keirrisson ou um Hernanes pelo caminho?
Matéria publicada na edição do LANCE! de 29/03/2009
Hercules
-
Hercules foi condenado a cumprir 12 trabalhos por, num acesso de loucura
provocado por Hera, matar sua primeira esposa Megara e seus dois filhos. Um
...
Há 6 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário